Entrevista com Dr. Diego Rodrigues
Para esta edição trouxemos para um bate-papo, o médico que também é vereador no município de Marituba, Diego Rodrigues da Silva, nascido em Marituba, dois filhos de uma união estável, que além da medicina e a vereança também é professor.
Médico há 9 anos, formado pela Universidade Federal do Pará, atuando no SUS, principalmente na atenção primária à saúde, em unidades básicas, ambulatórios, UPAs, unidades de urgência e emergência e na saúde do sistema penitenciário, além de tudo isso, ainda é professor de Biologia há 18 anos, lecionando em cursos pré-vestibulares, cursos técnicos e universitários.
Questionado, com tudo isso de atividades, com uma agenda superlotada, o que lhe fez enveredar à vida política? Disse: “O desejo de ajudar mais as pessoas, como médico e professor, consigo ajudar uma, duas, algumas pessoas, e como político, posso ajudar centenas ou até milhares de pessoas!”. E completa: “Um médico atende no hospital e um professor leciona na sala de aula, mas um bom político ajuda a construir hospitais e escolas de qualidade!” E conclui: “Vejo a política, como descreveu o Papa Francisco: ‘A política é uma das formas mais elevadas da caridade, porque serve ao bem comum’”.
Indagado sobre a sua experiência como vereador, disse: “Está sendo muito boa, estamos participando ativamente com um mandato atuante, ouvindo a população e levando suas reinvindicações ao poder executivo!”. E ressalta: “Temos uma boa relação com os demais companheiros do parlamento municipal, sempre votando e votando em projetos que venham trazer desenvolvimento social para Marituba!”.
Perguntado sobre o executivo municipal, disse: “Tenho uma relação política boa com a prefeita Patrícia Alencar, desde quando ela era pré-candidata a prefeita, ainda em 2018, onde participei ativamente da sua pré-campanha e das campanhas vitoriosas de 2020 e 2024!”. E acrescenta: “Através da sua indicação, ocupei os cargos de Secretário Municipal de Saúde e da Juventude, hoje ocupo a cadeira de vice-presidente da Câmara Municipal de Marituba, sendo da base do governo, atuando como elo entre as demandas da população e o poder executivo”.
O vereador Dr. Diego, também foi questionado sobre sua relação política com o governador Helder Barbalho, e disse: “Tenho respeito e admiração pelo governador, que vem fazendo uma grande gestão à frente do nosso Estado; presente em todos os municípios e projetando o nome do Pará positivamente no cenário nacional e internacional!”. Este, aproveitando o questionamento sobre um dos Barbalhos, acrescentou: “Nosso ministro Jader Filho vem desempenhando um excelente papel à frente do Ministério das Cidades, sendo um dos ministros com mais destaque no governo Lula!”. Aproveitou, e também mencionou o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado estadual Chicão, onde disse: “Este vem conduzindo os trabalhos na Casa legislativa estadual, com muito diálogo e respeito, sendo quase unanimidade entre os deputados; já o senador Jader Barbalho e a deputada Elcione são agentes políticos que há décadas trabalham pelo desenvolvimento do Pará, estes, a voz do povo paraense em Brasília!”.
Perguntado especificamente sobre o município de Marituba, o vereador disse: “Como filho de Marituba desejo que o nosso município se desenvolva cada vez mais. Como político irei trabalhar incansavelmente para que possamos construir um futuro melhor para nossa cidade. Houve muitos avanços nos últimos anos, principalmente no governo Patrícia Alencar, porém, ainda temos muitos desafios para serem superados, como geração de emprego e renda, saneamento básico, infraestrutura urbana e habitacional, precisamos avançar ainda mais nos indicadores de saúde e educação e na prevenção da violência em nosso município!”.
Questionado sobre a política em âmbito nacional, Dr. Diego disse: “O Brasil precisa avançar, desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, o país vive uma instabilidade política e econômica que se acentuou com a polarização de Direita versus Esquerda, que em nada acrescenta para o desenvolvimento social do país. com a falta de unidade dos agentes políticos da Direita brasileira e com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, eu, particularmente acredito que o presidente Lula chega forte para uma reeleição em 2026!”.
Perguntado sobre o fim da reeleição para 2034, respondeu: “O fim da reeleição para cargos majoritários em 2034 pode ser positivo, pois obrigará o agente público a trabalhar mais, uma vez que terá um único mandato, se quiser deixar um bom legado e voltar a se candidatar novamente terá que fazer um bom trabalho!”.
Em suas considerações finais disse: “Gostaria de agradecer imensamente a oportunidade, foi uma honra conceder entrevista A NOVA FOLHA, parabenizar todos os profissionais de comunicação de Marituba!”. E completa: “O papel da imprensa é de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer sociedade e para o fortalecimento da democracia e como disse George Orwell: ‘jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que publique, o resto é publicidade’”.
