Marituba de antigamente, muita história ainda a ser contada

Ilustração anf

Quando procuramos nos interessar pela história do novato município de Marituba, na região metropolitana da grande Belém, nos endereçamos à estrada de ferro Belém-Bragança, porém, esquecemos ou não temos o entendimento que muito antes disso, esse território já estava habitado, e para tal reflexão, precisamos analisar: o engenho de maré Oriboca, às proximidades do rio Guamá, no século XVIII. E para aguçar ainda mais a nossa imaginação, podemos viajar ao rio Benfica e buscar informação da chegada dos europeus nesse outro lugar, atrás das “Drogas do Sertão”, e sobre os índios Sapararés.

Necessariamente em seus primórdios, esse território, hoje maritubense, não tinha esse nome, mas o interessante é o nome do rio, do engenho que respalda a informação que por que estes chegaram os europeus e trouxeram com eles alguns escravos africanos para colonizarem as margens do rio Guamá e de seus braços, como o Oriboca. Mas quem deu esse nome, e o que significa?

Tomando o rumo do rio Benfica, o que se tem de informação é que, quando os europeus aportaram às margens desse rio, encontraram nativos por lá, dedicados à coleta de produtos da natureza, da caça, da pesca e da agricultura, segundo relatos, um povo bem pacífico.

O período da construção da Estrada de Ferro de Belém-Bragança (EFBB) começou em 1883 e a ferrovia foi inaugurada em 1884. A EFBB foi à primeira ferrovia construída na Amazônia, esta foi idealizada inicialmente para se chegar até o Maranhão, onde se pretendia a colonização ao seu redor, sendo uma das primeiras tentativas de colonização por colonos europeus, todavia não sucedida. Em novembro de 1905, o então governador Augusto Montenegro, resolveu construir, nessa localidade entre Ananindeua e Benevides, as oficinas da Estrada de Ferro Belém-Bragança. Em 1906 as obras foram concluídas, aonde para cá vieram cerca de 20 famílias.

Se prestarmos atenção do período do início da construção da EFBB à construção da vila operária se tem pouco mais de duas décadas. Mas se observamos o período do engenho Oriboca à construção da ferrovia se tem 103 anos. E se analisarmos a chegada dos portugueses à região de Belém em 1580, através da expedição militar Feliz Lusitânia, comandada pelo capitão Castelo Branco, tal qual, a fundação da cidade de Belém que ocorreu em 12 de janeiro de 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco, isso aponta à chegada dos europeus em Benfica, no século XVI, desse período até a construção da vila operária se foram 326 anos.

Marituba ainda tem muita história que não foi contada, estou desde 1994 trabalhando nisso, e ainda falta muito.

Profile

Jece Cardoso

Colunista

Esquerda Volver! E agora Direita?

Jece Cardoso

Marituba de antigamente, muita história ainda a ser contada

Jece Cardoso

A Crise na Assembleia de Deus no Pará

Jece Cardoso

Jatene e os rumores...

Jece Cardoso

A dívida pública do estado do Pará hoje é de R$ 5,04 bilhões, representando 20,70% da receita corrente líquida

Jece Cardoso

Tags