Entrevista com o escritor e jornalista Jair Maurílio
Para esta publicação conseguimos entrevistar o escritor e jornalista Jair Maurílio Lima Leal, que recentemente lançou um livro contextualizando o município de Viseu, no nordeste do Pará. Jair Maurílio como é conhecido, nasceu em Santa Isabel do Pará, chegou a Marituba adolescente, tem 56 anos, solteiro, uma filha (Larissa Leal) e está cursando jornalismo, onde frisa com precisão a data que chegou ao solo maritubense, no dia 20/6/1985, precisamente há 40 anos.
Quando questionado sobre o que lhe fez enveredar pelo jornalismo, Jair Maurílio disse: “Quando em 1993 criei um informativo, “A Voz do Menino” da paróquia Menino Deus, o padroeiro da antiga vila, através da PASCOM!”. E completa: “Ainda em 1993, fui convidado pelo Jece Cardoso para compor o quadro comercial do jornal “O FERROVIÁRIO”, logo em seguida, passei a escrever colunas e matérias para o referido jornal. Junto com o Mário das Graças, Augusto Amaral, Isaque Pinto e Moadias Branco fiz parte do jornal “NOSSA FOLHA”, e posteriormente, estive com o Jece Cardoso e o Augusto Amaral no “Jornal Metropolitano”. Em 1999 fundei no arquipélago do Marajó, o jornal “Ilha do Marajó”, na mesma época, fiz matérias para o jornal da Alepa e o informativo do deputado estadual Mário Couto. Fiz também informativo para a Prefeitura do Moju, à Câmara Municipal de Parauapebas, para a Prefeitura de Tomé-Açu, e desde 2011, integro a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viseu!”.
Foi perguntado para Jair Maurílio, o que lhe levou a gostar de escrever? E nos disse: “A leitura. Quando criança morava no interior, estudava pela manhã, trabalhava no roçado à tarde e pela noite lia os livros escolares e romances da literatura estudantil. Andava cerca de 10 quilômetros, 5 de ida e 5 de volta para estudar, a leitura era à luz de lamparina!”.
Indagado sobre o seu contato com o município de Viseu, ele nos disse: “O contato com o município aconteceu em 2007, onde realizei missões de pesquisa de opinião, logo, visitei as principais comunidades, apesar das dificuldades encontradas, foi uma admiração por cada vista, um encanto, para cada canto!”. E completa: “Em 2011, a convite do então prefeito e amigo, Cristiano Vale, passei a coordenar a Comunicação da Prefeitura, da qual ainda faço parte, agora como membro da equipe!”.
Jair destaca, que dentre os seus trabalhos em Viseu, está a produção de informativos, publicações em redes sociais, discursos, roteiros de vídeos institucionais, campanhas políticas e publicitárias, assim como: produção de documentários audiovisuais.
Sobre o município, Jair Maurílio disse: “Viseu é um município territorialmente grande, com centenas de comunidades, geralmente distantes da sede, distâncias que variam entre 7 e 250 quilômetros. Possui uma imensa área de manguezais, serras, belíssimas praias oceânicas e de água doce, rios e igarapés. Possui dois grandes rios: o Piriá e o Gurupi, este último divide o Pará do Maranhão. A praia de Apeú Salvador é a maior e a mais famosa, são 14 quilômetros de faixa de areia e dunas. Pedra do Gurupi é uma ilha de pedra, entre a foz dos rios Gurupi e Piriá e oceano Atlântico, uma belíssima formação de pedra, com bonitas grutas em seu interior, que encanta quem chega!”.
Como um apaixonado conhecedor da região, Jair Maurílio, segue sua narrativa: “A serra do Piriá é a maior elevação de todo o litoral paraense, superando 100 metros de altitude, seu cume permite uma bela e longa vista, inclusive, das praias e oceano. Possui grandes cavernas que alimentam a imaginação à multiplicação de lendas e mitos populares!”.
Indagado sobre a cultura de Viseu, Jair Maurílio disse: “Muito rica, sua população produz grandes manifestações culturais, das quais podemos destacar: a centenária festa do Laurso, que mistura carnaval e teatro de rua; a festa de São Benedito, com os promesseiros que se pitam de mel e cinza para homenagearem o padroeiro; o Círio de Viseu, com suas embarcações que imitam o balanço do mar; as romarias fluviais; a grande produção literária; grandes artistas plásticos, especialistas em escultura, pintura, gravura, mosaico, desenho, artesanato e música!”.
Maurílio nos fala sobre o seu livro e relata: “O livro “Viseu, um encanto em cada canto”, surgiu da ideia de mostrar Viseu para o mundo, seus pontos turísticos, sua beleza natural, sua cultura, sua produção artística e sua longa história. A obra também faz referência à história de quase 500 anos de ocupação da região e ainda cita personagens importantes da história, como o “Gatilheiro Quintino”, o lampião da Amazônia; padre Carlos Verzellete, hoje bispo de Castanhal; músico Otávio Monteiro; Cristiano Vale, quatro vezes eleito prefeito, que iniciou a transformação positiva que o município vive desde 2009, e ainda o ex-deputado e ex-vice-governador Lúcio Vale, atualmente presidente do TCM; dentre outros nomes!”.
Jair nos disse que Viseu começou a sua formação a partir de 1531, com a chegada do navegador Diogo Leite, onde instalou na região um forte, em parceria com indígenas locais, para evitar a exploração da região por franceses, holandeses e ingleses. Muitas localidades são remanescentes de quilombos, segundo o entrevistado.
Questionado sobre Marituba, nos disse: “Marituba é a terra que optei para viver e amar, aqui constitui família e tenho grandes amigos, faço parte dessa história desde a participação no movimento estudantil; atuei na pastoral da juventude, nos grupos “Dom Mário” e “Marcelo Cândia”; fui coordenador da Festividade Menino Deus, e ainda fiz parte da Comissão Pró-Emancipação de Marituba (COPEM) e do Movimento Jovem pela Emancipação de Marituba (MOJOPEM)!”.
Completa: “Acredito que Marituba pode crescer muito mais, desde que se tenha um projeto de gestão em prol do desenvolvimento do município, algo muito maior do que um projeto político pessoal. Acredito em Universidade para gerar conhecimento; creio em abertura de empresas para gerar emprego; no engrandecimento da cultura para se fortalecer vínculos com o município. Marituba merece muito mais!”.
Em suas considerações finais, Jair Maurílio disse: “Agradeço pelo espaço para a divulgação do meu trabalho e em breve teremos outros lançamentos literários, agora abordando sobre a história de Marituba e outros títulos legais!”.
