Vereador Allan Besteiro defende a criação do ‘Parque Ambiental’ de Marituba
Numa sessão especial realizada na Câmara Municipal de Belém referente à 30ª Conferência das Partes (COP 30), a principal reunião anual das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, o vereador maritubense, Allan Besteiro (MDB), utilizou a tribuna e de forma corajosa apresentou a pauta de criação do Parque Ambiental da Pirelli – REVIS Marituba, uma proposta que visa transformar a antiga área da Pirelli em um espaço de preservação ecológica, lazer, turismo sustentável e pesquisa científica. A ‘Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia’ é uma área de conservação de proteção integral localizada na Região Metropolitana de Belém, criada em 2010 para preservar a flora e a fauna da região. O refúgio abrange áreas em Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Isabel do Pará, ocupando parte da antiga propriedade da fábrica Pirelli. Além de proteger o ambiente e espécies, a REVIS também oferece opções de ecoturismo, com trilhas e atrativos naturais, possui 6.367,27 hectares.
A iniciativa, segundo o vereador, busca fortalecer o desenvolvimento sustentável e a valorização ambiental de Marituba, destacando o potencial do município na recuperação de áreas degradadas e na promoção da educação ambiental. O vereador também expôs os problemas ambientais do município como o lixão e os muitos cemitérios particulares, questões que não são de agora, porém, com a sua proposta, Allan reforça o compromisso de Marituba com as pautas ambientais e com o futuro verde da Região Metropolitana de Belém e entregou nas mãos do presidente da Casa, o documento constando o pedido que foi repassado à Comissão da COP 30, reivindicando a proposta para ir ao debate por ocasião dos trabalhos.
A sessão especial na Câmara Municipal de Belém, que discutiu o tema “Amazônia para o Mundo”, reuniu parlamentares e lideranças da Região Metropolitana.
