A Palavra na era da Imagem

A Academia Brasileira de Letras (ABL), em parceria com o Jornal Folha Dirigida, ambas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, desde o ano de 2000 promove, com sucesso, o Concurso de Redação para Professores de todo o Brasil, sendo este um certame de abrangência nacional.
Segundo Afonso Faria, Diretor de Relações Institucionais da Folha Dirigida, “O Concurso de Redação para Professores é uma homenagem toda especial aos mestres de todo o Brasil, pela sua importância e por tudo que representam na sociedade. O professor, com o modo de ver que é próprio dele, sua visão humanística, sua noção de mundo, sua presença abrangente, sua missão de formar e informar, é um ator privilegiado da vida”.
[...]
Em 2005, o Concurso solicitava dos professores do Ensino Médio do Brasil que produzissem uma redação sobre o tema “A palavra na era da imagem”, abordagem muito importante nestes tempos de tecnologia digital onde tudo parece conduzir para a magia da imagem.
Mas, e a palavra, como fica, como irá se comportar nessa competição que parece privilegiar justamente a imagem, de leitura mais fácil e encantadora?
E o Concurso visava a justamente questionar essa dicotomia, essas camadas de comunicação que justificam e que constroem a própria comunicação humana.
Tive o privilégio de, entre milhares de professores de todo o Brasil, ter sido classificado entre os cem melhores textos, sendo, inclusive, notícia de primeira página do Jornal “O Liberal”.
Viajei ao Rio de Janeiro e tive o prazer de conhecer a famosa “Casa de Machado de Assis”, como também é conhecida a Academia Brasileira de Letras (ABL), uma experiência única, singular.
A cultura não existiria sem a palavra, pois é ela que move o mundo, as pessoas, os sentimentos, as emoções e tudo aquilo que significamos e o que produzimos nesta vida.
Eis o texto que produzi. Espero que apreciem e que também possam refletir a respeito dessa temática tão oportuna e apaixonante.