Artigos • 08/02/2026 às 00:16
E em uma certa manhã, ao levantar e se preparar para o trabalho, para sua vendinha de bugigangas, seu José da Luz viu sua pequena casa com muita gente na frente, todos falando ao mesmo tempo. A mulher apareceu, espantada com a confusão, querendo saber por que tudo aquilo.
Depois do susto, o vendedor de quinquilharias ficou sabendo, sem acreditar, que o povo todo do lugar queria que ele fosse candidato a prefeito do município.
Prof. Orlando Tadeu Ataide Leite
Artigos • 06/02/2026 às 22:58
O lavrador fechava os olhos cansados e voltava ao passado. Via espigas douradas e fortes balançando-se ao vento. O milharal todo viçoso e farto. Especialmente no ano em que nascera o terceiro filho. Que colheita! Dera até para vender alguma coisa na feira da cidade.
Prof. Orlando Tadeu Ataide Leite
Artigos • 05/11/2025 às 01:17
Com a aproximação da COP30, segundo noticiário e relatos de moradores de determinadas áreas da cidade de Belém, parece estar havendo uma “limpeza” étnica para que o público-alvo do evento não seja “atropelado” por nossos “jacarés”, no dizer da letra crítica do Mosaico de Ravena.
Prof. Orlando Tadeu Ataide Leite
Artigos • 29/09/2025 às 00:26
Ele não perdia uma! Era todo sábado! Colocava a bermuda, os chinelos, pegava a bola, a society, e lá ia todo feliz para a sagrada “pelada” dos fins de semana. A mulher reclamava, mas não tinha jeito.
Prof. Orlando Tadeu Ataide Leite
Artigos • 24/08/2025 às 20:15
Aprovar estudantes sem condições mínimas de aprendizado e jogá-los no limo da desqualificação, com certificados de conclusão meramente figurativos, sem a devida força para inseri-los no competitivo mercado de trabalho ou mesmo para que possam disputar uma vaga no Ensino Superior em condições de competitividade com aqueles que vêm da escola privada, parece ser o único objetivo desse sistema.
Prof. Orlando Tadeu Ataide Leite